domingo, 19 de junho de 2011

Bitetti Combat Cup 9 - 18/06/11

Neste último sábado, dia 18 de junho, aconteceu o Bitetti Combat Cup 9, tendo como eventos principais o GP de 84 kg e a Super Luta de Miltinho Vieira, da Brazilian Top Team do veterano Murilo Bustamante, contra o paraense Bruno “Cro Cop” Lobato, que luta pela Paraná Vale Tudo (PRVT), equipe cujos lutadores vêm mostrando um bom trabalho nos campeonatos nacionais de MMA. O evento foi realizado no ginásio do Botafogo de Futebol e Regatas, e entre os apoiadores, contou com o governo do Estado do Rio de Janeiro, tendo inclusive uma luta de estreantes entre Danilo “Pelezinho” e Pablo dos Santos, casada por Marco Antônio Cabral, filho do atual governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral, além do apoio da Comissão Permamente de Combate às Drogas da OAB/RJ, cujo presidente, Wanderlley Rebello, se fez presente no evento.
Foto: Marcella Vieira

O evento começou às 20h, com a casa cheia. Logo no início foi feito um minuto de silêncio em memória de Mariana Noleto, namorada de Marco Antônio Cabral, que está desaparecida após um acidente de helicóptero em Porto Seguro, na Bahia. Após a breve solenidade, o evento se iniciou com a primeira luta do GP de 84 Kg, onde os lutadores se enfrentaram em dois rounds de cinco minutos, até a final, que contava com um terceiro round. O vencedor, além do cinturão, faturaria uma bolsa de 30 mil reais. No geral o evento foi um grande sucesso, com boa organização, embora a cobertura feita pelo canal Combate, da GLOBOSAT, cometeu o pecado de não deixar audível ao público presente as entrevistas feitas pela repórter Viviane Ribeiro com Amaury Bitetti, organizador e idealizador do evento, e com os lutadores. Confira os resultados a seguir:

Foto Marcella Vieira
Primeira Luta - GP 84 Kg - Quartas-de-final - Bruno “Carioca” Santos VS Angel Orellana

Bruno Carioca (curiosamente radicado na Bahia), da Zé Mario Team, que começava a noite com um cartel invicto de 9 vitórias, ditou o ritmo contra o argentino Angel Orellana, da Brazillian Fight. Logo no começo da luta o brasileiro quase cavou um nocaute contra Orellana, aplicando socos contra o adversário, mas o argentino conseguiu absorver os golpes e fazer o clinche. Depois de muita trocação, com Carioca tomando sempre à ofensiva, o lutador brasileiro consegue derrubar o oponente e mantê-lo no chão, trabalhando na guarda e em alguns momentos no Ground and Pound, enquanto Angel mantinha o tempo inteiro uma postura mais defensiva até o fim do primeiro assalto.

A luta seguiu no segundo round, onde Bruno começou a luta com um chute nas costelas e um low kick em Orellana. Depois de trocarem alguns socos, com o brasileiro mostrando um jogo muito mais volumoso, Carioca faz o clinche com Orellana contra as grades do octógono e derruba o adversário, que surpreende com uma guilhotina. Apesar do perigo inicial, Carioca consegue escapar da finalização e castiga o argentino novamente no Ground and Pound. O round termina e a vitória é dada a Bruno Carioca por decisão dos juízes.

Segunda Luta - GP 84 Kg - Quartas-de-final - Vitor Nóbrega VS Patrick Filex

O experiente carioca Vitor Nóbrega, representando a Nóbrega Team, oriundo do jiu jitsu, mostrou um jogo de strikes (golpes) muito superior ao do paraense Patrick Filex, também da PRVT. Mantendo a ofensiva desde o soar do gongo, aplicou diversos socos em seu adversário. Nóbrega, sempre em frente, colocou o paraense contra as grades e, no clinche, acertou dois socos nas costelas do lutador, que no momento em que sentiu o golpe ficou de joelhos, levando uma joelhada no rosto e uma série de socos na cabeça, com a furiosa mão direita de Nóbrega obrigando Filex a desistir. Vitória de Nóbrega por submissão.

Terceira Luta - GP 84 Kg - Quartas-de-final - Julio Cesar dos Santos VS André Muniz

Ritmo agitado logo no início, com muitos socos e chutes de ambos os adversários, com vantagem, na minha opinião, para Muniz, estreando como profissional no GP. O lutador ainda levaria Julio Cesar, que vinha de vitória no GP do WOCS, até as grades, aplicando socos e joelhadas, que reagiu numa reversão, mas logo ficou de costas contra as grades novamente. Depois de uma feroz troca de golpes entre os dois, Julio Cesar sai cambaleando e quase é fulminado por uma joelhada voadora de Muniz, mas o erro deste permite com que o experiente lutador consiga se recuperar do baque. Aproximando-se do fim do assalto, Julio Cesar consegue aplicar golpes em Muniz contra as grades, e acerta socos e uma joelhada no rosto do lutador, que notoriamente sente o golpe. O Round termina, mas um corte profundo na testa de André Muniz o impede de prosseguir, dando a vitória por decisão médica para Julio Cesar dos Santos, representante da Fefel Team.

Quarta luta - GP 84 Kg - Quartas-de-final - João Paulo Moura VS Ricardo de Oliveira
Foto: Marcella Vieira

Outra luta repleta de trocação entre os adversários. Mostrando-se bastante enérgico, Ricardo, também representante da PRVT, acertou vários socos no rosto de João Paulo, obrigando inclusive ao juiz interromper a luta brevemente para que um médico viesse examinar um corte no rosto do paraibano. Quando a luta recomeça, porém, Ricardo mostrou um jogo ainda mais potente de golpes e nocauteia o adversário com socos. Vitória de Ricardo de Oliveira.

Quinta Luta - Luta de estreantes - Danilo “Pelezinho” Patusco VS Pablo dos Santos

Antes de dar início as semifinais do GP, o Bitetti Combat 9 foi palco de uma luta muito especial: a estreia de Pablo dos Santos como lutador profissional de MMA. A luta, como dito anteriormente, foi realizada a pedido de Marco Antônio Cabral, filho do governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral, e mostra o início de um novo ciclo na vida de Pablo. O lutador da Brazilian Fight, que foi menino de rua em Salvador, na Bahia, veio para o Rio e aqui passou a dedicar a sua vida ao jiu jitsu, construindo para si um novo caminho. Seu oponente era o jovem membro da Brazilian Top Team Danilo “Pelezinho” Patusco. Morador da comunidade Cruzada de São Sebastião, conjunto habitacional localizado próximo ao Jardim de Alá, na Zona Sul do Rio, Pelezinho também procura seu lugar no Hall da Fama do MMA brasileiro. A luta foi um exemplo de que o esporte ainda é um caminho para que boas oportunidades possam surgir àqueles que dão o seu sangue e suor por uma nova vida.

Agitada, a luta foi um clássico duelo entre um striker e um grappler. Pelezinho, mais alto, usava seus socos e chutes contra Pablo, que sempre tentava levar a luta para o chão. Com muita verve, Pablo não fugiu à luta em nenhum momento, chegando inclusive a derrubar Pelezinho, mas a superioridade técnica do segundo, combinado a sua envergadura física, levou a luta para um nocaute técnico. Pablo, infelizmente começou com derrota, mas se treinar o boxe e o Muay Thai com mais precisão, aprendendo a reduzir a distância para utilizar seu jiu jitsu, quem sabe não estaremos diante de um futuro cinturão? De qualquer forma foi uma boa luta, os dois esportistas estão de parabéns.

Sexta luta - GP 84 Kg - Semifinal - Bruno “Carioca” Santos VS Vitor Nóbrega

A luta prometia, devido ao alto nível dos dois lutadores em seus embates anteriores, mas a luta começou num ritmo abaixo do esperado. Com muita cautela, os lutadores ficaram se estudando, com Vitor ameaçando com muitos golpes no ar. Quando começaram a trocar Bruno acerta um golpe baixo em Nóbrega, obrigando a luta a parar por alguns instantes. No retorno, Nóbrega encaixou alguns socos e low kicks em Carioca, que devolveu com bons socos no rosto do adversário. Carioca ainda tentaria levar a luta ao chão, mas Nóbrega consegue evitar a queda. O primeiro round foi morno, mas com vantagem para Carioca pela postura mais agressiva e pelos bons golpes encaixados.

O segundo round começou como no primeiro, golpes no ar de Vitor e muita concentração de Carioca, que seguiu ditando o ritmo. O lutador ainda acertou um direto no rosto de Nóbrega, conseguindo cavar um knock down. A partir daí só deu Carioca: inicialmente reticente de levar a luta pro chão, acertando muitos chutes nas pernas de Nóbrega, que deitado tentou sem sucesso algumas pedaladas, Bruno foi pra cima e dominou o restanto do round por cima do adversário, acertando alguns golpes no Ground and Pound. O assalto termina e a vitória ficou com Bruno “Carioca” na decisão dos juízes, seguindo para o final do GP.

Sétima Luta - GP 84 Kg - Semifinal - Julio Cesar dos Santos VS Ricardo de Oliveira
Foto: Marcella Vieira
A luta contou com o ex-lutador de MMA e vencedor da edição 10 do BBB Marcelo Dourado como árbitro, que se mostrou, na minha visão, bastante competente. Antes da luta começar quem também esteve dentro do octógono para cumprimentar os lutadores foi o lutador do UFC e membro da Brazilian Top Team Rousimar “Toquinho” Palhares. A luta acabou sendo a mais dramática da noite. O público do ginásio, naquele momento, parecia estar torcendo para Ricardo de Oliveira, que apresentou uma performance mais contundente que Julio Cesar. Entretanto, como que despertado de um sono, campeão do GP do Wocs realmente apareceu para lutar. Ricardo começou ditando o ritmo, partindo para cima do adversário com uma saraivada de socos, mas Julio Cesar conseguiu reverter com bons golpes. O lutador da PRVT, sempre agressivo, levou seu oponente para as grades e, em certo momento, conseguiu levar a luta ao chão e manter-se nas costas de seu adversário, tentando aplicar um mata-leão, mas o lutador da Fefel Team conseguiu reverter e aplicar uma guilhotina em Ricardo, que depois de algumas tentativas consegue tirar sua cabeça dos braços do adversário. A luta continua em pé, e Julio Cesar acidentalmente acerta um golpe baixo em Rodrigo, no finalzinho do primeiro round, gerando um princípio de animosidade entre os atletas.

A luta recomeça e mais trocação. Dessa vez Rodrigo não consegue manter o mesmo nível, mantém a guarda baixa e recebe em seu rosto três jabs seguidos de Julio Cesar. Rodrigo acerta um golpe baixo em seu adversário e, pouco depois de recomeçarem, Julio Cesar também acerta o seu adversário na virilha, em um questionável golpe estilo karate kid. Rodrigo vai ao chão, xingando o seu adversário, e depois de quase um minuto se levanta. O clima está cada vez mais tenso e o árbitro Dourado mostrou-se bastante atento, inclusive ao parar a luta em momentos em que o protetor bucal de Rodrigo caiu de sua boca.

Mas o que viria a acontecer foi a epítome do confronto: tentando levar seu adversário ao chão, Julio Cesar tenta aplicar uma queda e leva o seu adversário até o outro lado da jaula, mais precisamente na área do portão do octógono, que se abre com o impacto e acaba acidentalmente derrubando Rodrigo de Oliveira para fora do octógono. Isso gerou a paralisação da luta, e depois de analisarem cuidadosamente a sua situação, Rodrigo acabou sendo levado pelos médicos para ser tratado (nota: a queda não foi pequena, a jaula devia estar há quase dois metros de altura) e a decisão se deu baseado no que estava escrito na palheta dos juízes até o momento do acidente. O vencedor até aquele momento era o atleta Julio Cesar dos Santos, que seguiu rumo ao final. Amaury Bitetti, organizador do Bitetti Combat, pediu desculpas pelo ocorrido e disse que a revanche entre os lutadores está garantida para um futuro evento.

Oitava luta – Super Luta: Milton Vieira VS Bruno “Cro Cop” Lobato

Eis que chega o momento de outra disputa antecipada pelos presentes. Milton “Miltinho” Vieira, da Brazilian Top Team, um dos grandes nomes do MMA nacional, craque do jiu jitsu, enfrentando Bruno “Cro Cop”, revelação paraense, que também vem fazendo bonito nos eventos brasileiros, com um respeitabilíssimo cartel de 20 vitórias e 4 derrotas. A luta também foi um caso clássico de grappler VS striker, mas o resultado foi diferente da luta anterior entre Pablo dos Santos e Pelezinho. Miltinho, em poucos segundos de luta, aplicou um chute alto para logo em seguida ir para as pernas de seu adversário, derrubando Cro Cop. No chão, o faixa-preta de jiu jitsu conseguiu aplicar um triângulo de braço e finalizou a luta. Essa foi a terceira vitória consecutiva de Miltinho em um Bitetti Combat.

Nona luta GP 84 Kg – Final – Bruno “Carioca” Santos VS Julio Cesar dos Santos
Foto: Marcella Vieira
A final do GP, diferente das lutas anteriores, foi composta de três rounds de cinco minutos. Depois de tantos combates e com pouco tempo de descanso, graças a luta veloz de Miltinho Vieira contra Bruno “Cro Cop”, os dois finalistas começam a se enfrentar. A luta começou com muito estudo, os lutadores se encarando e andando em círculos pensando em como aplicar o seu “bote”. Bruno tem a iniciativa e agarra o seu adversário, levando-o até a grade e aplicando um pouco de “dirty boxing”, conseguindo apenas somar pontos. Depois de um primeiro round com pouca movimentação, o segundo começa do mesmo jeito, com Bruno seguindo na iniciativa, derrubando Julio Cesar ao chão e aplicando socos dentro da guardo de seu adversário. O ritmo lento, com ambos lutadores exaustos, mas ainda tentando mostrar serviço, segue assim até o terceiro e derradeiro round, com Bruno novamente buscando mais a luta, conseguindo aplicar mais low kicks e socos, derrubando o adversário e castigando no Ground and Pound. A luta vai novamente para a decisão dos juízes, que dão vitória unânime para Bruno “Carioca”, que fica com o cinturão e o prêmio de 30 mil reais.


Foto: Marcella Vieira

Resultado Final: Bitetti Combat Cup 9

Quartas-de-final – GP 84 Kg
Bruno Carioca venceu Angel Orellana por decisão unânime

Vitor Nóbrega venceu Patrick Filex por submissão no segundo round

Julio Cesar dos Santos venceu André Muniz por intervenção médica no intervalo entre o primeiro e segundo round

Ricardo Oliveira “Rabugento” venceu João Paulo por TKO nocaute técnico.

Luta de estreantes
Danilo “Pelezinho” Patusco venceu Pablo dos Santos por nocaute técnico no primeiro round

Semifinal – GP 84 Kg
Bruno Carioca venceu Vitor Nóbrega por decisão unânime
Julio Cesar dos Santos venceu Ricardo de Oliveira por decisão unânime

Super Luta
Milton Vieira finalizou Bruno “Cro Cop” Lobato com um triângulo de braço no primeiro round

Final – GP 84 Kg
Bruno Carioca venceu Julio Cesar dos Santos por decisão unânime

Nenhum comentário: